Queda de fios da raiz: qual o problema?

Queda de cabelos é um fato normal que faz parte do ciclo de vida dos fios, entretanto, em muitos casos, essa queda se acentua e isso demonstra um problema que pode ter várias causas.

Importante avaliar o tipo de queda e a frequência com que ocorre, recorrendo sempre à orientação médica para avaliação e tratamento adequado.

Vamos descrever agora sobre os problemas que podem provocar a queda de fios da raiz.

Qual atitude tomar ao ver a queda de fios da raiz?

Quando se identifica a queda de cabelos é importante avaliar se a quantidade está sendo superior àquela observada normalmente.

Os fios sofrem uma renovação constante e são substituídos diariamente, porém não em quantidade suficiente que possa chamar a atenção ou seja motivo de preocupação.

Porém, quando se observa a perda aumentada, é preciso investigar suas causas e atuar para conter a perda, visando que a calvície não apareça com danos bastante intensos à cobertura capilar e uma exposição a que muitas pessoas não estão dispostas a passar.

O grande problema desse aumento de queda é que, nesse caso, não ocorrerá a substituição dos fios perdidos por novos, mas sim a perda definitiva deles, sem recomposição, pois o processo está sendo acelerado, o que compromete a reposição natural.

A excessiva queda de fios da raiz deve ser investigada de forma rápida e por especialista para identificar os motivos e efetuar tratamento adequado.

É comum identificar queda de fios da raiz?

Normalmente, é possível identificar a queda de fios da raiz quando se efetua algum contato com eles, como penteando os cabelos, ao lavar a cabeça, ou mesmo ao usar cremes nos fios.

Nesses casos, é possível observar melhor as características, isto é, que não envolvem somente quebras de fios. Embora quebra também mereça atenção, a queda tem origem diferente.

Importante identificar a quantidade de fios que se soltam da raiz para então avaliar se é um processo natural de renovação ou se merece uma atenção maior de tratamento para conter as quedas.

O que pode provocar a queda de fios da raiz?

A queda de fios da raiz em excesso pode ser provocada por fatores genéticos ou mesmo por problemas de saúde.

O eflúvio capilar e a alopecia são fatores que podem acentuar a queda e, muitas vezes, levar ao surgimento da calvície, quando são mais agressivos.

É possível identificar o que está ocasionando a queda de fios da raiz?

Sim, é possível identificar as causas das perdas, porém isso deve ser feito por médico especialista e com o uso de equipamentos e exames que possam identificar as causas do problema.

A pessoa que está sofrendo com esse processo pode apenas ter um alerta com base na identificação do aumento da queda de fios, recorrendo à ajuda profissional para aprofundar as investigações e recomendar o tratamento adequado.

Com base em exames, como a biopsia do couro cabeludo, tricograma e tricoscopia, é possível identificar as causas e corrigir seus efeitos, com muito sucesso.

Como prevenir o aumento de queda de fios da raiz?

Com exceção da queda provocada por tratamentos ou problemas de saúde, a queda de fios da raiz pode ser prevenida adotando algumas medidas relacionadas a hábitos diários que a pessoa passe a exercer sobre seus cabelos.

Quando são administrados tratamentos para problemas de saúde ou disfunções genéticas, é preciso conclui-los para então poder recuperar a saúde dos fios. No entanto, se o caso não for enquadrado nessas situações, é possível usar a limpeza e hábitos de alimentação que ajudarão a manter os fios em padrões de queda adequados.

Efetuar uma adequada limpeza dos fios com habitualidade, controlar a oleosidade, manter a hidratação adequada, reduzir tratamentos químicos, ter uma alimentação equilibrada e procurar um estilo de vida mais saudável são fatores fundamentais para garantir que as quedas se manterão sob controle.

Queda de fios da raiz: como resolver

Cuidar e evitar o processo de queda de fios da raiz do couro cabeludo é importante para que não ocorra um aumento de perdas de fios e o surgimento da calvície.

Assim, procurar ajuda médica é fundamental para evitar que o processo de perdas de fios se agrave.

Porém, se no seu caso a calvície já vem se mostrando aparente e você quer disfarçar as falhas localizadas, recomendamos recorrer a uma maquiagem capilar de qualidade.

Nesse caso, Jet Hair é a solução mais adequada e segura. Acessando nosso endereço eletrônico, você obterá mais informações sobre esse produto.

Aproveite e deixe seu comentário sobre queda de fios da raiz.

Vamos descrever agora sobre os problemas que podem provocar a queda de fios da raiz.

Tópicos

Buscar

Contato

Telefone: (11) 4063-6535

Horário de atendimento:

9hs às 18hs (segunda à sexta)

Redes sociais

Maquiagem para Cabelos