7 dicas de como evitar pontas duplas nos cabelos – Parte 2

Ter cuidados com os cabelos já é de conhecimento das pessoas, porém o excesso de tratamentos ou cuidados feitos de forma indevida podem gerar danos aos cabelos, como o surgimento de pontas duplas.

Esse problema é sintoma de que os fios estão enfraquecidos, o que gera quedas mais acentuadas dos cabelos, podendo levar a casos mais graves, como a calvície.

Vamos apresentar a seguir mais 7 dicas, no segundo artigo a respeito de como evitar pontas duplas nos cabelos.

Como evitar pontas duplas nos cabelos?

Iremos apresentar a segunda parte do artigo que aborda como evitar pontas duplas nos cabelos.

A seguir, relacionamos mais 6 dicas para evitar esse processo:

1.      Reduza ou evite procedimentos químicos

Uma das maneiras de como evitar pontas duplas nos cabelos é reduzir a aplicação de tratamentos químicos que causam grandes danos aos fios e podem ocasionar quebras que se refletem em pontas duplas.

Quem efetua tratamentos de alisamentos, tinturas, descoloração e até mesmo luzes, está mais propenso a dispender maiores cuidados com processos adicionais de fortalecimento dos fios.

Esses tratamentos químicos atuam de duas maneiras principais sobre os cabelos: através do calor e dos produtos utilizados.

Uma boa sugestão é efetuar em conjunto com esses processos uma reconstrução capilar com profissionais qualificados, ou então reduzir e até eliminar as químicas por um bom tempo.

2.      Tenha cuidado ao deitar

Um processo rotineiro necessário na vida das pessoas, que é o ato de dormir ou deitar, é um fator bastante importante para gerar pontas duplas nos fios.

Diversos fatores contribuem para isso, entre eles, podemos citar: deitar com cabelos molhados, deixar os cabelos soltos e escolher fronhas que causem danos por contato aos fios.

Para poder ter como evitar pontas duplas nos cabelos decorrentes desse processo natural, é importante usar os seguintes recursos:

  • Nunca deitar com os cabelos molhados;
  • Escolher tecidos não abrasivos nas fronhas, optando pelo cetim, por exemplo;
  • Manter os cabelos suspensos, evitando a fricção com o tecido;
  • Usar óleos naturais essenciais para que eles protejam os fios com os nutrientes que são indicados para fortalecer e reduzir as chances de pontas duplas.

3.      Mantenha a proteção da ação direta do sol e agentes externos

Uma das maneiras de como evitar pontas duplas nos cabelos está relacionada a manter os fios ao abrigo dos raios solares, assim como de ações de agentes de poluição e estresse.

Os raios do sol atuam diretamente em agredir a ceramida e outras proteínas presentes nos fios, enfraquecendo-os.

Esse processo faz os cabelos se tornarem ressecados, o que ocasiona o surgimento de pontas duplas.

O uso de produtos com proteção UV é indicado, assim como efetuar bastante hidratação.

Cuidar também dos níveis de estresse e reduzir a exposição a poluição do ar são fatores que reduzem o surgimento de pontas duplas.

4.      Cuide de sua alimentação

Ter uma alimentação equilibrada e saudável traz benefícios a todo corpo e aos cabelos. Manter uma dieta com alimentos adequados, proteínas e vitaminas que possam repor os nutrientes perdidos ao longo do dia, fortalecem os fios e é uma maneira adequada e natural de como evitar pontas duplas nos cabelos.

A alimentação fornece os nutrientes através da corrente sanguínea e que traz fortalecimento dos fios.

5.      Escolha produtos que selem as pontas dos fios

Investir em produtos de qualidade é uma excelente maneira de auxiliar os fios a se manterem saudáveis e com elementos que possam efetuar uma proteção adequada aos cabelos.

Importante escolher produtos que sejam indicados para selagem das pontas dos fios e assim dificultar suas quebras por camadas protetoras da região da raiz e estrutura dos fios.

São polímeros que aderem aos fios os protegendo bastante.

6.      Use finalizadores com silicone

O silicone é excelente produto para proteger os fios, pois ele se compõe de elementos que auxiliam as escamas danificadas a se manterem unidas, fortalecendo assim os fios e dificultando o surgimento de pontas duplas.

Ele ainda controla o frizz e produz maior brilho aos fios, porém seu uso deve ser indicado por especialista em tratamento de cabelos.

7.      Recorra à reconstrução ou umectação dos fios

Em muitos casos, quando a situação se agrava, é melhor recorrer a cauterizações, reconstrução ou umectação dos fios por auxiliarem a processos de hidratação mais intensos e que produzem resultados mais seguros e rápidos.

Mas cuidando bem dos fios, certamente esse será um recurso para corrigir eventuais processos descontrolados ou que possam dar mais saúde aos cabelos.

Agora você sabe como evitar pontas duplas nos cabelos

Vimos a segunda parte das dicas de como evitar pontas duplas nos cabelos e assim poder reduzir o risco de quedas dos fios e até mesmo o surgimento da temida calvície, que somente com o uso de uma maquiagem capilar de qualidade pode ser disfarçada.

Se isso ocorrer, a melhor opção é o Jet Hair, excelente opção de maquiagem capilar, com selo de aprovação da ANVISA.

Quer saber mais sobre como evitar pontas duplas nos cabelos? Deixe um comentário sobre este artigo.

Vamos apresentar a seguir mais 7 dicas, no segundo artigo a respeito de como evitar pontas duplas nos cabelos.

Tópicos

Buscar

Contato

Telefone: (11) 4063-6535

Horário de atendimento:

9hs às 18hs (segunda à sexta)

Redes sociais

Maquiagem para Cabelos