Couro cabeludo sensível: como fazer para evitar

Quando se deseja ter cabelos bonitos e fortes, é importante cuidar bem do couro cabeludo. Muitas vezes, o excesso de dores na região pode indicar um couro cabeludo sensível.

Vamos ver neste artigo formas de cuidar de um couro cabeludo sensível.

Como um couro cabeludo fica sensível

O couro cabeludo sensível é algo que muitas pessoas sentem por ter uma predisposição à pele mais sensível.

Isso pode provocar maior possibilidade de dores de cabeça, dermatites, coceiras, quedas de cabelos, entre outros fatores que trazem bastante desconforto e incômodo.

O couro cabeludo sensível pode ser decorrente de problemas genéticos, mas também de hábitos de limpeza e tratamentos.

Por isso, é preciso cuidar e ter atenção com alguns fatores e hábitos que possam estar representando o aumento da sensibilidade do couro cabeludo.

Reduza o seu nível de estresse

O couro cabeludo sensível está relacionado, em muitos casos, a um alto fator de ansiedade e estresse que a vida moderna nos impõe.

O estresse em excesso causa diversos danos ao organismo, entre eles uma ação direta na saúde do couro cabeludo e com consequências que podem desencadear doenças nessa região também.

O estresse provoca maior acúmulo de oleosidade que se traduz em surgimento de coceiras e caspas e que levam a afetar diretamente o couro cabeludo, então controlar a ansiedade é algo importante e que deve ser imediatamente adotado em seu estilo de vida.

Diminua ou elimine o uso de tratamentos com química

Um procedimento químico interfere diretamente na saúde e no surgimento de couro cabeludo sensível, principalmente em pessoas que recorrem a esse processo de maneira constante.

Em muitos casos, o componente desses tratamentos é o formol, que causa irritações e não faz bem à saúde do cabelo, aumentando a sensibilidade do couro cabeludo.

Vale ressaltar que mesmo os tratamentos que não empregam essa substância, mas que usam o calor em excesso nos fios, pode provocar danos bastante sérios à região e assim trazer prejuízos para os cabelos e sua saúde.

Importante reduzir e até eliminar tais recursos, mantendo os cabelos naturais e mais sadios.

Aposente o secador de cabelos

Assim como o tratamento químico, o uso de secadores, com ação intensa de calor, pode deixar o couro cabeludo com maior sensibilidade e trazer problemas para você.

Seu uso deve ser evitado em qualquer situação, mas principalmente para as pessoas que já têm um couro cabeludo sensível e que pode se agravar com o uso de calor diretamente na região.

O calor faz ressecar os cabelos e o couro, o que agrava o problema da sensibilidade e até de enfraquecimento dos fios.

Lave os cabelos sempre com água fria ou, no máximo, morna

Já sabemos que o calor afeta diretamente a sensibilidade do couro cabeludo, e isso se aplica também à temperatura da água na limpeza dos cabelos.

Água quente traz danos ao couro cabeludo por deixá-lo mais ressecado e sujeito a aumentar a sensibilidade da região do topo da cabeça, com o surgimento de áreas vermelhas e irritação.

Aplique água fria no couro cabeludo ou no máximo, quebre a temperatura, mas sem esquentar demais a água.

Cuidado com a escolha do xampu

Para evitar a sensibilidade do couro cabeludo, é necessário escolher produtos que atuem com menor impacto na região. Use xampus de qualidade e indicados para os seus fios e que não contenham pH ácido, evitando reações indesejadas no couro cabeludo.

Normalmente, esses produtos contém componentes que agravam as lesões e a sensibilidade do couro cabeludo.

Dispense produtos para auxiliar a pentear os cabelos

Use o método natural de pentear os fios, sem recorrer a cremes e gel para arrumá-los e muitas vezes dar acabamento aos cabelos.

Esses elementos se acumulam na raiz dos cabelos, podendo provocar danos ao couro cabeludo com aumento de sua sensibilidade e trazendo riscos.

E não se esqueça de usar pentes mais suaves, com cerdas macias para não gerar danos provocados pelo atrito da escovação no couro cabeludo.

Agora você sabe como evitar couro cabeludo sensível

O couro cabeludo sensível pode ser tratado e acompanhado para evitar um agravamento de problemas na região e até mesmo o surgimento de calvície, provocada pela queda excessiva dos fios de cabelos.

Se isso estiver acontecendo com você e deseja disfarçar a calvície, é importante recorrer a Jet Hair, uma maquiagem capilar de qualidade.

Conheça mais detalhes sobre essa maquiagem capilar e efetue sua compra de um produto de qualidade e seguro. Dúvidas? Deixe seu comentário sobre couro cabeludo sensível.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Busca

Recentes

Arquivos


Close