Alisamento americano: saiba como fazer

As pessoas sempre desejam mudar o estilo dos cabelos e fazer com que a busca por sua aparência seja contemplada também com a utilização de recursos para a mudança capilar.

Como existem diversas opções para alisamentos capilares, é preciso conhecer com mais detalhes suas características e como são realizados.

Neste artigo, apresentaremos como fazer o alisamento americano.

O que é alisamento americano?

O alisamento americano, também conhecido como escova americana, é o resultado de uma série de processos aplicados aos cabelos que se direcionam a relaxamento dos fios e uma atuação intensa de hidratação.

São procedimentos que devem ser realizados em toda a extensão dos fios para obter os melhores resultados.

A hidratação tem papel importante em manter os fios sem ressecamento, e o relaxamento atua para a redução do volume dos cabelos. Para isso, é utilizada a guanidina, agindo diretamente para que o relaxamento capilar possa ser mais bem aproveitado.

Esse tratamento evita que os fios apresentem pontas duplas e uma maior quantidade de quebra dos cabelos.

Permite alterar a aparência dos cabelos de uma situação de cacheados ou crespos, para ondulados ou lisos.

Para quais tipos de cabelos se indica o alisamento americano?

O alisamento americano pode ser realizado para a maioria dos tipos de cabelos, porém é indicado com maior assertividade para cabelos crespos e cacheados, por terem maior resistência e apresentarem resultados mais efetivos.

Esse tipo de alisamento também deve ser evitado para cabelos com muita química a base de tioglicolato de amônia, pois, nesses casos, há a possibilidade de acentuar a quebra dos fios e queda, gerada por um enfraquecimento da estrutura dos cabelos. Porém, outras aplicações químicas também podem impedir que se use o alisamento americano, pelas interações que possam existir entre as fórmulas.

Um profissional qualificado deve avaliar as condições dos cabelos e aplicar esse tratamento somente em casos que não tenham riscos.

Como fazer o alisamento americano?

O alisamento americano requer uma série de cuidados quando for aplicado e por isso mesmo é preciso definir etapas para sua aplicação de forma segura e o acompanhamento da evolução em cada dessas etapas, visando manter os fios sempre em condições adequadas e que irão gerar os resultados esperados.

Esse alisamento deve ser feito por um profissional qualificado e que recorra a produtos de qualidade, além de realizar um acompanhamento detalhado dos resultados que obtiver de cada etapa da aplicação do alisamento.

Não tente realizar o alisamento por conta própria ou por profissionais sem qualificação para tal, pois como qualquer outro tratamento, caso não seja realizado tecnicamente e de forma adequada, poderá resultar em cabelos muito diferentes daqueles os quais você espera encontrar ao final do alisamento.

A seguir, relacionamos todas as etapas que devem ser seguidas para o alisamento americano.

Em primeiro lugar, faça uma preparação adequada dos fios, isso inclui uma boa limpeza com xampu antirresíduos, para que as cutículas fiquem abertas e que auxiliem a atuar com maior intensidade na limpeza dos cabelos, para que o processo de alisamento possa ser mais eficiente e garantido.

Nessa etapa inicial, a loção ativadora deve ser utilizada junto com o xampu, garantindo os resultados esperados.

Após o término da limpeza, é necessária a aplicação de uma loção protetora em toda a extensão da cabeça, incluindo testa, couro cabeludo, pescoço e orelhas, para que essas áreas fiquem protegidas com garantia de que, caso o produto aplicado entre em contato com a pele, não provoque ardência e riscos.

Pronto, a parte inicial de preparação e cuidados já foi cumprida, agora a atenção se volta para os cabelos, que devem ser separados para que a aplicação dos produtos possa ser mais bem absorvida pelos fios. Importante evitar que o alisante seja aplicado no couro cabeludo, mas somente nos fios, tendo o cuidado de aplicar alguns centímetros acima da raiz dos fios.

Após essa aplicação em cada mecha selecionada, é necessário efetuar um enxágue profundo e bem detalhado, com bastante água corrente, para eliminar eventuais resíduos do alisante. Caso ocorra necessidade, é possível recorrer a um xampu que possa ajudar nessa operação.

Chegou o momento de realizar a neutralização dos fios para que o tratamento possa surtir os efeitos desejados e não comprometer os fios, enfraquecendo-os.

Posteriormente a essa operação, é preciso aplicar uma máscara hidratante que atue por pelo menos 10 minutos e depois efetue novo enxágue.

Ao terminar essa etapa, utilize um protetor térmico e seque os fios, com uma escovação das mechas individualmente e aplicando a chapinha, com bastante cuidado.

Concluídas as etapas, os cabelos precisam ficar sem lavar por 72 horas e, de preferência, mantidos soltos.

 

Considerações finais

Entre todos os tipos, o alisamento americano é uma excelente opção para quem deseja mudar o visual.

No entanto, se um início de calvície já surgiu para você, a maquiagem capilar pode ajudar a esconder as falhas em seus cabelos, e Jet Hair é a melhor opção entre todos os produtos no mercado. Acesse o blog para conhecer mais sobre essa excelente maquiagem capilar.

Deixe sua opinião sobre este conteúdo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Busca

Recentes

Arquivos


Close